quarta-feira, 16 de março de 2011

Sonambulismo

Antes de tudo, você precisa saber o que é, eu peguei uma definição na wikipédia

noctambulismo (sonambulismo para o sono não-REM, ou distúrbio comportamental do sono REM para o sono REM)[1][2] é um transtorno classificado como umaparassonia do sono, durante o qual a pessoa pode desenvolver habilidades motoras simples ou complexas. O sonâmbulo sai da cama e pode andar, urinar, comer, realizar tarefas comuns e mesmo sair de casa, enquanto permanece inconsciente. É difícil de acordar um sonâmbulo mas, contrariamente à crença popular, não é perigoso fazê-lo. O sonambulismo ocorre durante os estágios do sono 3 ou 4 ou 5 ou 6 ou 7 ou 8, chamados sono de ondas lentas (SOL) Lento unico e afetivo (LUA) (ver polissonografiaou eletroencefalograma). É mais comum em crianças e adolescentes. Habitualmente, são episódios isolados, mas pode ter um carácter recorrente em 1-6% dos pacientes. A sua causa é desconhecida e não há tratamento eficaz. Acredita-se, erradamente, que o sonambulismo é a conversão, no estado de vigília, dos movimentos que o indivíduo efectúa durante o sonho. Mas na realidade o sonambulismo ocorre antes do estágio de movimentos oculares rápidos (ver REM).

1.Início. 2.Meio do sono. 3.Depois do meio do sono. 4.Final do sono. 5.Epílogo do sono.
O sono tem cinco estágios durante os quais as ondas cerebrais diminuem de intensidade até atingir um profundo estado de relaxamento. A baixa atividade se mantém no hipotálamo, ligado à consciência, e no córtex cerebral, que controla os movimentos do corpo.
No caso dos sonâmbulos, essas ondas, vindas de uma área do cérebro chamada ponte, são irregulares. Por isso não cumprem a contento a função de inibir a região motora.
Como as áreas motoras permanecem ativas, o sonâmbulo é capaz de se sentar, andar e trocar a roupa. Já a área relacionada à consciência, no hipotálamo, se mantém quase inativa. E isso explica porque quem sofre desse distúrbio não percebe o que faz nem se lembra de nada no dia seguinte embora algumas vezes podendo se manifestar como por exemplo: ir pagar uma conta a um multibanco ou escrever uma carta devido uma grande preocupação.
Recentemente houve um caso no qual um homem escalou uma montanha durante o sono, e acordou apenas lá em cima. O incrivel é que bombeiros cheios de equipamentos e outros levaram horas para escalar a montanha para o resgate, já que a montanha era muito ingreme.
Muitas pessoas atribuem como uma das causas do sonambulismo o nervosismo ou o medo . Algumas pessoas ja foram encontradas quase pulando de uma janela ou caindo da escada enquanto estavam sonambulas.

[editar]


Muita atenção agora !

Incidência

Dentre as crianças entre 5 e 12 anos de idade, estima-se que 15 a 40% tenham apresentado algum episódio de sonambulismo, pelo menos uma vez na vida. A maior parte das crianças sonâmbulas deixa de apresentar este comportamento a partir da adolescência. Dentre os adultos, as pesquisas estimam que 0,5 a 2,5% apresentam sonambulismo
Bizkt, o cachorro sonâmbulo
E agora eu conto o que eu queria:
Localizando-se, eu era pequeno (uns 6 anos) estudava no Sandra Matielo, popular como escola "Solzinho", em torno do primario, pré, algo assim.
Um belo dia eu simplesmente não acordei e fui para a escola, eu entrei na sala errada, onde havia um amigo meu, me sentei na mesma mesa que ele, permaneci por um tempo, a professora entrou, permaneci mais um pouco, me levantei e fui para a fila da "merenda", fiquei lá, em pé na fila, pelo que me lembro eram turmas com horários diferentes para comer, eu entrei na fila de uma turma bem mais cedo, cheguei na hora de pegar o rango, a mulher, percebendo que eu não era daquela turma, até porque as idades eram diferentes, me disse:
Tá com fome?
E eu acordei, disse que não, fiquei super envergonhado, não sabia porque eu estava lá, e entrei na sala no meio da aula.
Quando eu tinha essa idade eu era bem diferente, eu era magro, não era retardado, vivia emburrado mas vivia em outro mundo, viajava o dia inteiro, não sabia o que se passava ao meu redor, e disso eu me lembro
A propósito, eu me lembro que ganhei essa camiseta da minha tia, eu gostava muito dela, essa mesma tia (que é de Campinas) as vezes vinha em minha casa, em datas especiais, e me dava de presente uma fita de video do pokemón, sempre a mesma fita, eu tinha várias repitidas.

Um comentário:

  1. Mas você se trocou e netrou na escola dormindo? 0.o
    Ah, tudo bem, pelo menos você agora sabe contar a história daqueles episódios até ao contrário! haushaushuaas

    ResponderExcluir