Ás vezes falamos que somos ecologicamente corretos, mas se formos analisar, são poucas nossas atitudes que refletem “título”. Não adianta apenas reciclar o lixo em casa ou tomar banhos mais rápidos.
Devemos fazer muito mais do que isso! Devemos mudar nossas atitudes: andar mais de transporte público (e olha que aqui em São Paulo fazer isso está caro e desconfortável), deixar de comprar coisas que não precisamos (pois para fazer os objetos usa-se água e energia), comprar comidas orgânicas (e assim adquirir uma alimentação mais saudável), usar mais a iluminação natural, sim, tomar banhos mais rápidos, juntar roupas para lavar, entre tantas outras coisas…
Pare para pensar se suas atitudes são amigas da natureza, pois com os eventos climáticos extremos (calor, chuva, neve) o que vemos é que poucos fazem muito e a grande maioria (inclusive os políticos) não fazem nada. Estou cansada de ver enchentes matando famílias inteiras, destruindo cidades e acabando com lindas paisagens.
Esse foi um desabafo que com certeza reflete a opinião de muitos jovens que, assim como eu e o pessoal do E esse tal Meio Ambiente?, lutam para um mundo melhor. Por isso, nesse segundo post-debate, eu pergunto:
“Como você vive sua vida?”
O que é viver bem para você? É ter um bom carro? Uma casa grande? Comer no melhor restaurante? Fazer várias viagens? Andar com a roupa da moda? Ter o mais novo celular? Ir para as baladas mais caras?
Aqui termina a matéria, começa o desabafo.
Eu não acho q viver bem é ter um bom carro, uma casa grande, comer no melhor restaurante, fazer várias viagens, andar com a roupa da moda, ter o mais novo celular, ir para baladas mais caras.
O caro não faz tão bem pra min, tudo bem q um carro, uma casa grande, viajens, celular, são coisas bem legais, mas pra min, viver bem é viver em um lugar limpo e organizado, se movimentar, andar mais a pé (de preferencia com um amigo), praticar esportes, alimentar-se saudavelmente, ter seu próprio estilo... Eu poderia falar sobre o estilo que eu gosto, mas ai sairia do assunto, mas já saindo, eu gosto de básico, não fui sempre do jeito q sou hoje, mas agora sou assim, depois de refletir e pensar... Sobre o mais novo celular, depois que você tem seu dinheiro, sua vida organizada, livre de problemas, sim, é legal o mais novo celular, mas não o mais legal, uma coisa que eu pesquiso muito é o custo benefício de cada produto, tanto que eu tenho o celular de melhor custo-benefício de todo o mercado atual.
Mas o que é custo benefício? O mais barato? Mas seu celular não é tão barato? Não, custo benefício é a relação entre o quanto se paga, ou o que se faz para se adquirir certa coisa e o benefício que lhe proporcionará, o custo benefício pode variar de pessoa para pessoa, dependendo do objetivo ou necessidade de cada um (lembrando que eu mesmo estou escrevendo a definição, pois não achei nenhuma boa na net) por exemplo, eu tiro muitas fotos, e escuto muita música, um celular que custa 200 reais tem um ótimo som e uma ótima câmera, mas existe um outro modelo, por 150 reais, que tem um som de baixa qualidade, e uma cÂmera de resolução mediana, porem ele permite fazer raio-x, identifica a músca que está tocando, manda sua localização para todos os seus amigos via gps, etc.
Se compararo custo x benefício (ou custo-benefício, ou custo/benefício, etc, não sei como escreve) O que mais compensa no seu caso é o de 200, mas eu expliquei muito mal, não é essa a relação, se vc quizer eu posso te explicar pessoalmente, mas continuando.
Hoje tive uma aula cujo o professor falou um pouco sobre juros, eu me identifiquei muito com o pensamento dele, não pagar juros nem monetariamente e em nenhuma situação da vida, você deve ter assistido a aula, então sabe como eu pensso. Mas ai vc diz:
Ahh, mas esse muleke idiota é um folgado, só sabe falar, é burro, gordo e chato.
Tá, mas eu não gosto de ser assim, não queria ser assim, e o modo que meus pais me criaram e me obrigam a viver é tudo o que eu não queria, e eu sou o que eu não queria ser, desculpe por isso, mas até que eu não tenha independência eu não posso mudar certas coisas que acabam comigo.
E mais uma vez continuando. Eu gostaria de uma vida um pouco minimalista, ecologicamente correta, ter dinheiro meu e poder comprar coisas, comprar somente o necessário, deixar de ser consumista e conseguir prazer com coisas que não valem a pena e que eu não preciso, ser mais educado, melhorar minha postura, ter mais amigos, ser melhor com meus amigos, ter uma vida saudável em todos os sentidos.
É realmente muuuuita coisa, será que eu ainda tenho salvação? Será que o mundo ainda tem salvação? Será que ainda da tempo de ser mais parecido com meu irmão? Será que rimar vai me ajudar?
Sabe, o único momento feliz dos meus dias estão sendo de segunda a sexta das 7:30 as 11:30 da manhã, onde vejo meus amigos, posso fingir q sou melhor, o que não consegui fazer ainda, to me desapontando, e desapontando ao meu lápis e todos em volta, q triste...
O post não vai ter a palavra triste como terminação, eu não expresso meus sentimentos ruins, não quero deixar você com depressão, parece até que a rima tem alguns fins... Eitaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Sorte que ninguem leu
ResponderExcluirEu li sim! E estou com vc, cara! Aliás, vc pode ganhar dinheiro fazendo essas rimas, oq vc acha?
ResponderExcluir